Estilo de Vida Saudável: Saúde e Bem-estar Que Você Precisa!

Tempo de leitura: 7 minutos

Todo mundo deseja uma vida saudável, livre de doenças e manter a boa forma. E adotar um estilo de vida saudável é o melhor caminho para se sentir mais feliz, mais enérgico e aproveitar todos os benefícios de uma alimentação balanceada.

Se você também pretende seguir este caminho, temos algumas dicas muito importantes que você precisa saber. Confira agora!

Como o Estilo de Vida saudável pode colaborar com a boa forma?

estilo de vida saudável

Quando falamos em estilo de vida saudável, logo vem à mente uma alimentação equilibrada. E exatamente por adotar hábitos alimentares adequados é que você conseguirá manter seu corpo em boa forma.

Mas é bom ressaltar que você precisa saber escolher os alimentos que leva à mesa. O ideal e que sejam os mais naturais possíveis e de preferência orgânicos.

Para usufruir de todos os nutrientes, sabor acentuado dos alimentos e alta qualidade, escolha produtos que vêm direto da natureza. Você sentirá rapidamente os benefícios e alcançará saúde e bem-estar através de uma alimentação rica.

Vale lembrar que só alimentação saudável não faz milagres. É imprescindível que você adote também uma rotina de exercícios físicos. 1 hora de caminhada diária já faz um bem enorme para seu organismo. No final deste artigo, também iremos citar alguns exercícios práticos, acompanhe.

Como adquirir hábitos alimentares saudáveis?

Mudar hábitos é a coisa mais difícil para o ser humano, afinal somos condicionados à rotina diária que naturalmente pede hábitos “automáticos” para agilizar as etapas do dia a dia. Mas o que devemos saber é que a saúde e bem-estar estão diretamente ligados. Se você adotar hábitos alimentares saudáveis, logo terá também um equilíbrio mental e emocional.

Comer melhor é dormir melhor, se movimentar melhor, ter uma vida social melhor e principalmente ter maior longevidade e qualidade de vida. Então, mudar hábitos requer paciência, disciplina e muito empenho. Veja algumas dicas do que inserir aos poucos em sua rotina diária para começar a ter hábitos alimentares saudáveis:

1 – Torne sagrado o horário de se alimentar

Um dos primeiros hábitos alimentares saudáveis que você precisa aderir é se alimentar de 3 em 3 horas. Além disso, o momento de se alimentar precisa ser tranquilo e não existir distrações. Sabia que comer em frente à TV pode enganar seu cérebro fazendo com que você coma mais do que precisa?

2 – Mastigue bem os alimentos

Lembra que o horário de se alimentar é sagrado? Então, mastigar muito bem e com calma os alimentos é uma forma de agilizar o processo digestivo, garantindo boa absorção dos nutrientes e um trânsito intestinal saudável.

3 – Cuidado com a ingestão de água durante as refeições

Este é um hábito que muitas famílias brasileiras têm, ingerir alimentos com algum tipo de líquido. A questão é que, o líquido pode atrapalhar tanto o processo digestivo, quanto atrapalhar a absorção de certos nutrientes importantes. O ideal é separar o consumo dos dois.

Beba de 1,5 a 2 litros de água por dia nos intervalos das refeições. Se preferir tome suco ou água 30 minutos antes das refeições ou 1 hora após cada refeição.

4 – Elimine os alimentos processados e ultraprocessados

Nem precisamos dizer o quanto estes alimentos fazem mal ao nosso organismo, não é mesmo? Enlatados, embutidos e tudo o que é altamente industrializado precisa ser removido do seu cardápio se quer ter um estilo de vida saudável.

Inclua alimentos in natura, como os orgânicos, hortaliças frescas, de preferência de produção local, e abuse de temperos naturais como a cebola, alho, alho poró, salsa, orégano, limão, vinagre balsâmico e ervas finas.

5 – Frituras nem pensar!

As frituras colaboram muito para o aumento do colesterol, aumento da pressão arterial e doenças cardiovasculares. Para garantir saúde e bem-estar, prefira alimentos assados, grelhados, cozidos e substitua o óleo vegetal por azeite extra virgem ou óleo de coco.

6 – Faça pratos bem coloridos e variados

É extremamente importante que suas refeições contenham variedades de alimentos de cada grupo alimentar. Além disso, prefira alimentos coloridos, porque são eles que irão te dar a maioria dos nutrientes e vitaminas que seu organismo precisa.

Veja também Como Ter Uma Alimentação Saudável e Equilibrada

5 tipos de exercícios físicos para fazer em casa

A rotina muitas vezes corrida, tarefas diárias que exigem maior dedicação e a crise econômica são alguns pontos que impedem muitas pessoas de fazer exercícios físicos fora de casa.

Se você também tem algum desses problemas, mas quer adotar um estilo de vida saudável, temos 5 exercícios simples que você pode fazer em casa a qualquer momento. Confira!

1 – Agachamento

Para definir os glúteos e fortalecer as pernas, o agachamento é um excelente exercício físico simples. E para potencializar os resultados, você pode utilizar um peso nos punhos e utilizar um cabo de vassoura para dar maior apoio. Assim, você fortalecerá também os braços. Faça repetições em sessões de 30 segundos cronometrados.

2 – Flexão e Prancha

A flexão é o exercício mais comum para fortalecer os braços, também importante e prático para fazer em casa. A prancha é similar à flexão, mas a diferença é que você precisa ficar imóvel na posição de flexão por aproximadamente 20 segundos. É excelente para fortalecer o abdômen e os braços. Faça repetições de flexão em sessões de 30 segundos cronometrados.

3 – Treino Cardio

O cardio é uma opção para quem não gosta muito de exercícios físicos pesados, porém quer perder peso. O treino cardio é uma modalidade de exercício que aumenta a frequência cardíaca, excelente para manter o coração em perfeito funcionamento.

Você pode encontrar vários vídeos de treino cardio, danças rítmicas, aeróbicas, entre outros. O ideal é fazer cardio logo pela manhã por aproximadamente 30 minutos.

4 – Agachamento + chute para trás

Com a ajuda de uma cadeira, você pode tranquilamente fazer este tipo de exercício físico em casa. Se você tiver uma caneleira, melhor ainda para fortalecer as pernas e os glúteos. Faça primeiro o agachamento e levante uma perna, e assim sucessivamente. Faça séries de 10 a 20 repetições em cada perna.

5 – Levantamento de peso

É também um dos exercícios mais clássicos para fortalecer a musculatura dos braços, abdominal e também melhorar a postura. Faça sessões de 10 repetições dos seguintes exercícios:

  • Levantamento frontal – Você fará os levantamentos com os braços para frente e o punho para cima.
  • Levantamento lateral – Como na imagem.
  • Levantamento traseiro – Aqui você precisa colocar os braços por trás da cabeça e levantar o peso acima da cabeça.

Não devemos encarar os hábitos de um estilo de vida saudável como uma obrigação ou até mesmo uma regra. Mudar os hábitos alimentares é uma escolha, uma opção que você deverá fazer para ir de encontro a uma vida mais tranquila e de qualidade.

Mude suas atitudes de uma forma que lhe traga mais equilíbrio e que te estimule a ser mais feliz. Isso é ter saúde e bem-estar com um único objetivo, promover saúde física, mental e emocional.

Comece agora mesmo a mudar suas atitudes, cuide mais do seu corpo que ele lhe retribuirá com muitos benefícios de uma vida saudável.

1 comentário


  1. oi gente
    muito interessante esse site, gostaria de dar os parabéns pelo excelente conteúdo.Foi muito útil para mim
    Obrigada 😉

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *